Lucy Soares afirma que Firmino Filho estava triste por falta de leitos de UTI em Teresina

Deputada relembrou a batalha do ex-prefeito no combate à pandemia

Por Vitória Pilar,

“Ele se sentia impotente de ver as pessoas morrendo por falta de leitos. Isso entristecia muito ele. Sempre que eu chegava em casa, ele estava muito triste e pensativo”, relatou a deputada Lucy Soares (PP) no velório do esposo, ex-prefeito Firmino Filho. Emocionada, a parlamentar relembrou sobre a trajetória do ex-gestor em seu último mandato em Teresina, em especial, no último ano, durante o combate à pandemia da covid-19 na cidade. 

Lucy Soares afirma que Firmino Filho estava triste por falta de leitos de UTI em Teresina (Foto: Fernanda Gil Lustosa / Portal AZ)

Em suas palavras, Lucy relembrou a batalha diária do ex-prefeito de Teresina em combater a doença no município. Nas últimas semanas, enquanto o Piauí e Teresina registravam altas nos números de mortes e óbitos, a deputada detalhou sobre as vezes que o esposo lamentava sobre o estado de calamidade pública que Teresina estava enfrentando. 

“Ele colocou a carreira política dele em jogo, mas preferiu salvar vidas e muitas foram salvas. Ano passado, não houve mortes por falta de leitos. Para ele, a cidade sempre foi em primeiro lugar. Ele fazia o bem e respeitando os que mais precisavam. Ele cuidou do Estado, cuidou de Teresina. Me orgulho do trabalho que ele fez, vai fazer muita falta”, desabafou a viúva.  

Seguir os passos de Firmino

Respondendo à imprensa e confortando amigos e filhos, a deputada manteve uma presença de força durante todo o velório. Ao ser indagada sobre continuar na política, Lucy reforçou a trajetória política de Firmino e afirmou que o seu legado será seguido não apenas por ela, mas também de todo o grupo político que o casal pertence.

" Ele sempre vai estar nas nossas memórias para dar exemplo de como administrar uma cidade", relata Lucy Soares (Foto: divulgação)

“Vou defender o seu legado trabalhando, como ele sempre fez: levantando cedo, arregaçando as mangas, gastando sola de sapato e conversando com a população, discutindo, dialogando e colocando as prioridades da população. Será dado continuidade um trabalho que ele iniciou em 1996, junto com nosso grupo, com o Progressista, partido que mais cresceu para mudar a realidade do Piauí”, descreveu. 

Comovida com a população pelo cortejo nas ruas de Teresina durante toda manhã desta quarta-feira (7), Lucy agradeceu pelo carinho e solidariedade dos teresinenses pela perda do marido. Para ela, esse movimento representa uma confirmação de todo trabalho realizado pelo prefeito durante seus quatro mandatos de prefeito.   

“Teresina hoje perdeu uma brilhante liderança que era apaixonada e deu a vida por Teresina. Cada canto e obra é um pedaço do prefeito Firmino Filho. Ele sempre vai estar nas nossas memórias para dar exemplo de como administrar uma cidade. Senti o carinho de Teresina com ele. Houve muita emoção nesta despedida. Ou melhor, um até breve. Ele sempre vai estar aqui conosco”, finalizou Lucy.

Morte 

O ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), de 57 anos, foi encontrado morto em frente ao edifício Manhattan, na tarde desta terça-feira (06), na Avenida Senador Arêa Leão, zona Leste de Teresina. Ele deixa a esposa Lucy Soares e os filhos Bruno, Bárbara e Cristina Soares.

Ex-prefeito Firmino Filho foi encontrado morto na zona Leste de Teresina (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

O ex-gestor teria caído do 14º andar do prédio. A informação ainda não foi confirmada pela polícia que investigará se a causa teria sido suicídio. No local funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

A filha do ex-prefeito também esteve no local e reconheceu o corpo. O professor Kleber Montezuma e representantes do PSDB estiveram também no edifício. Os familiares do ex-gestor não falaram com a imprensa. 

Carreira política de Firmino Filho

  • 1993: Assume a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão de Raimundo Wall Ferraz.
  • 1996: O PSDB elege 910 prefeitos, 3 de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital, derrotando Alberto Silva, no segundo turno.
  • 2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno. Conseguiu altos índices na avaliação popular de sua gestão. Foi agraciado com o título Prefeito Amigo da Criança.
  • 2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.
  • 2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números absolutos, com cerca de 20 mil votos.
  • 2010: Eleito deputado estadual do Piauí com 47.634 votos, tendo 80% dos votos oriundos somente da capital.
  • 2012: Candidata-se novamente a prefeito, eleito pela terceira vez, agora no segundo turno, derrotando o ex-aliado Elmano Férrer. No primeiro turno derrotou Wellington Dias.
  • 2016: É reeleito prefeito de Teresina pela 4ª vez com 51,14% correspondendo a 220.042 votos.

Matérias relacionadas:

DHPP vai assumir investigação sobre a morte de Firmino Filho, diz delegado

Em último adeus, familiares do ex-prefeito Firmino Filho se emocionam em celebração religiosa    

"Vamos continuar com o legado dele", diz Lucy Soares sobre morte de Firmino Filho    

Câmeras registram Firmino Filho horas antes de ser encontrado morto

Em última postagem, ex-prefeito Firmino Filho pedia esperança: "é preciso se manter forte"

Dr. Pessoa oferece sede da PMT para velar corpo de Firmino Filho: "éramos adversários apenas politicamente"

"Colocou divergências políticas de lado pelo bem dos teresinenses", diz Governador do Piauí sobre Firmino Filho    

“A história de Firmino Filho ficará marcada como a de um gestor solidário”, diz PSDB    

“Estamos todos órfãos com a morte de Firmino Filho”, lamenta Ciro Nogueira    

Ex-prefeito Firmino Filho é encontrado morto na zona Leste de Teresina

Comente

Pequisar