Bolsonaro acredita que óleo encontrado em praias do Nordeste foi despejado criminosamente

Manchas atingiram seis praias do litoral piauiense no mês passado

Por Adriana Oliveira,

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (08), que o óleo encontrado nas praias do Nordeste pode ter sido despejado “criminosamente" nas águas do território brasileiro. As manchas, segundo a Capitania dos Portos, atingiram seis praias do litoral piauiense.

“É um volume que não está sendo constante. Se fosse de um navio que tivesse afundado ainda estaria saindo óleo. Parece que, criminosamente, algo foi despejado lá”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada, após reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que comentou o volume de material já recolhido pela Petrobras. “Nosso papel é agir rápido para retirar aquilo que está em solo”.

Óleo encontrado na Praia Peito de Moça, litoral do Piauí( Foto: reprodução Capitania dos Portos do Piauí) 

Segundo a Petrobras, já foram analisadas 23 amostras, onde o resultado apontou que nenhuma delas trata-se de óleo produzido ou comercializado pela empresa brasileira. 

A Petrobras divulgou ainda que até esta segunda-feira (07) já havia recolhido 133 toneladas de resíduos contaminados pela mancha de óleo de origem indeterminada que atinge diversas praias do Nordeste. 

Conforme o comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte, além da Praia do Arrombado, a substância foi achada em Atalaia, Praia  do Coqueiro, Pedra do Sal, Peito de Moça e Cajueiro da Praia. 

Manchas encontradas na Praia do Arrombado( Foto: Instituto Tartarugas do Delta) 

O capitão Duarte, ainda disse que as manchas encontradas nas praias piauienses são menores do que as encontradas nas outras praias do Nordeste. No Piauí, o primeiro registro foi no dia 27 de setembro, na Praia do Arrombado, no município de Luís Correia. 

“A equipe colheu uma amostra desse óleo para cumprir os procedimentos previstos das normas do arcabouço jurídico que a Marinha utiliza nessas ocasiões de poluição. Então essa amostra será enviada ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que é a organização da Marinha que possui conhecimentos nessa área e vai pode fazer uma análise. Reitero que essas manchas de óleo já vêm aparecendo em todo o litoral Nordestino”, declara o comandante. 

A Polícia Federal investiga a origem das manchas de óleo encontradas no litoral do Nordeste e a Marinha do Brasil está atuando na análise do material. 

O inquérito foi instaurado no mês de setembro. A ação, segundo a PF, “foi tomada tão logo surgiram às primeiras informações, na imprensa nacional, sobre o fato; bem como sobre a possibilidade da ocorrência de eventual dano ambiental de grandes proporções na região”.

Entenda o caso

A substância escura, oleosa e de forte odor já atingiu 54 cidades do litoral nordestino desde o dia 02 de setembro. Há informações de que essas manchas, encontradas em 113 praias, já mataram tartarugas e aves. 

Matérias relacionadas:

Marinha investiga mancha de óleo encontrada na área do Delta do Parnaíba    

Marinha identifica origem de manchas encontradas no Delta do Parnaíba

Manchas de óleo atingem praia no Piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Manchas de óleo atingem mais cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambientais

Comente

Pequisar