PL quer destinar Fundo Eleitoral como ajuda para o RS

Para deputados o Fundão bilionário se faz mais importante como ajuda humanitária do que como gasto de campanha

Por José Ribas Neto,

Deputados federais propuseram um projeto de lei (PL) para destinar metade dos R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o Fundão, aprovado pelo Congresso Nacional para as eleições de 2024, para socorro nas ações emergenciais no Rio Grande do Sul. 

Foto: Reprodução/Agência CâmaraOK

O estado enfrenta atualmente o maior desastre climático de sua história, afetando 70% dos seus municípios e quase 900 mil pessoas. Sendo até o momento, 83 mortes confirmadas e mais 70 desaparecidos, segundo a Defesa Civil. 

O governo gaúcho concentra esforços no resgate das vítimas e ainda não avaliou os danos totais. Apesar disso, o Governador Eduardo Leite afirma que a reconstrução equivale a um ‘plano Marshall’, devido ao cenário de guerra que o desastre deixou.

A proposta de destinação do Fundão, visa principalmente direcionar recursos para a recuperação de infraestruturas danificadas e garantir necessidades básicas como água potável e energia. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, comprometeu-se a tomar medidas legislativas para apoiar o estado após visitar áreas afetadas. Ele se reunirá com líderes partidários para discutir ações de ajuda aos municípios gaúchos.
 

Fonte: Metrópoles

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar