Wellington Dias publica novo decreto com medidas contra a covid-19

Documento considera aumento de casos da doença no estado

Por Renayra de Sá,

(Atualizada às 13h31)

O governador Wellington Dias publicou novo decreto com medidas restritivas contra a covid-19 no Piauí. O documento considera o aumento de casos da doença e as altas taxas de ocupação dos leitos de hospitais públicos e privados. As determinações passam a valer a partir desta terça-feira (01). 

Governador Wellington Dias publica novo decreto com medidas contra a covid-19; confira (Foto: divulgação)

Dentre as principais medidas, o decreto determina que bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, poderão funcionar desde que obedeçam às recomendações sanitárias constantes do Protocolo Específico nº 021/2020, sendo vedada a promoção ou realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno. Os estabelecimentos obrigados a cobrar o comprovante de vacinação deverão estender a exigência aos seus trabalhadores e colaboradores.

Além disso, o decreto proíbe a realização de festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, públicos ou privados, especialmente eventos pré-carnavalesco ou carnavalesco, incluindo desfile de escolas de samba e blocos de carnaval, e a concessão das respectivas licenças e autorizações. Fica vedado ainda a realizações de conferências, convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza. O documento diz ainda que o poder público não poderá promover, financiar ou apoiar festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, em especial festas pré-carnavalescas ou carnavalescas.

O documento aponta, que segundo a UFPI e a Fiocruz-PI, a taxa de positividade para Covid-19 pelo exame RT-PCR, realizado pelo LACEN-PI, subiu de 16,66% para 31,5% na última semana epidemiológica, o que representa um aumento de 89% de uma semana para outra e que, segundo o Painel Situacional divulgado pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, houve um aumento de 75% no número de casos confirmados de Covid-19 na semana epidemiológica de 16 a 22 de janeiro e a taxa de transmissão da doença na capital vem aumentando pela terceira semana seguida, saindo de um indice R0 de 0,8 na ultima semana de dezembro de 2021 para 1,78 até o dia 22 de janeiro. 

Veja a íntegra do decreto:

Comente

Pequisar