Associação Nacional sai em defesa de advogado piauiense: 'grave desrespeito às prerrogativas da advocacia'

Ex- assessor da PMT acusou o advogado de proteger figura importante no caso Fernanda Lages

Por Redação do Portal AZ,

A Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) publicou nota de repúdio, nessa segunda-feira (14), em defesa do advogado Lucas Villa que foi alvo de acusações por parte do administrador do grupo Xico Prime, Marciano Arraes, que também foi assessor da Prefeitura de Teresina.  Em áudios compartilhados nas redes sociais, Arraes afirma que o advogado teria protegido uma importante figura no caso Fernanda Lages. 

“ [A Anacrim] vem a público apresentar nota de repúdio em relação ao grave desrespeito às prerrogativas da advocacia, noticiado na tarde de hoje [13] pelo Advogado Lucas Villa, no qual o mesmo afirma sofrer ameaças, perseguições, intimidações, contra sua pessoa no exercício da sua profissão”. 

Advogado Lucas Villa (Foto: divulgação)

Em nota, a associação diz ainda que não vai aceitar “o tolhimento de nenhum advogado no exercício da advocacia criminal, no qual deve lutar de todas as maneiras jurídicas e legais para representar o seu constituinte independentemente de qualquer opinião contrária”.

Na mesma publicação, o advogado Lucas Villa agradeceu pelo manifesto por parte da associação. “Muito obrigado à @anacrimpi ! Feliz em saber que contamos com seu apoio na defesa dos advogados criminalistas no exercício de sua profissão!”. 

Leia a nota de repúdio da Anacrim na íntegra: 

NOTA DE REPÚDIO DA ANACRIM A AMEAÇAS SOFRIDAS PELO ASSOCIADO LUCAS VILLA

A ANACRIM - Associação Nacional da Advocacia Criminal, defensora intransigente das prerrogativas da advocacia criminal e do estado democrático de direito, vem a público apresentar NOTA DE REPÚDIO em relação ao grave desrespeito às prerrogativas da advocacia, noticiado na tarde de hoje pelo Advogado Lucas Villa, no qual o mesmo afirma sofrer ameaças, perseguições, intimidações, contra sua pessoa no exercício da sua profissão.

Como diria Sobral Pinto: “ A advocacia não é profissão para covardes”. Não aceitaremos o tolhimento de nenhum advogado no exercício da advocacia criminal, no qual deve lutar de todas as maneiras jurídicas e legais para representar o seu constituinte independetemente de qualquer opinião contrária. 

A ANACRIM se coloca ao lado do advogado, em nome dos interesses maiores da defesa, valorização e do livre exercício profissional, ao tempo que nos ombreamos com a OAB-PI para atuar em tudo que for necessário e estiver ao nosso alcance.

O livre exercício da advocacia foi reconhecido no texto constitucional como uma atividade indispensável à materialização da justiça pretendida pelo ordenamento jurídico brasileiro. Assim, não é aceitável o vilipêndio das prerrogativas destinadas aos advogados, sob pena de desrespeito à autoridade suprema da Constituição Federal de 1988 e, ainda, de causar ranhuras à ordem jurídica.

Repudiamos esse inconcebível ato no qual busca inibir, ameaçar ,intimidar o exercício da advocacia, que fere de morte a Lei 8.906/94 e subjuga toda a advocacia nacional.

A ANACRIM não pretende se limitar ao repúdio, mas passar às ações práticas e efetivas para conter este injustificável avanço da criminalização da nossa classe.

Nossa associação estará ao lado do Dr. @lucas_villa e da @oabpiaui para todas as iniciativas que se fizerem necessárias. 
Teresina, 13 de maio de 2019. 
JOSÉ ANTÔNIO CANTUÁRIA

ANACRIM PI

Presidente

Matérias relacionadas:

Ex-assessor da PMT acusa advogado de ter protegido “autoridade” no caso Fernanda Lages

Advogado processa indivíduo que o acusa de proteger autoridade no caso Fernanda Lages

Comente

Pequisar