Comerciários acatam solicitação do TRT e adiam greve em Teresina

O movimento seria deflagrado nesta sexta-feira

Por Wanderson Camêlo,

Os Comerciários de Teresina tinham tudo pronto para dar início a uma greve geral da categoria, mas decidiram recuar depois de articulação com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (que representa a classe patronal), intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O movimento seria deflagrado nesta sexta-feira (12).

Sede do Sindicato dos Comerciários (Foto: divulgação)

Foi realizada uma mesa de negociação entre as partes na quarta (10) e outra na quinta-feira (11).

“Os empresários do setor lojista resolveram recorrer ao TRT para articularem uma mesa de negociação. Na primeira mesa de negociação, na quarta-feira, conseguimos chegar a uma proposta para os empresários levarem à categoria, mas quando foi na quinta-feira eles retornaram ao Tribunal pedindo outra mesa de negociação, porque não entraram em um consenso [com os trabalhadores]”, explicou o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários (Sindcom), Gilberto Paixão.

Gilberto discursando durante reunião de lançamento da campanha salarial 2018/2019 dos comerciários (Foto: divulgação/Sindcom)

Segundo Gilberto, o consenso com os empresários ainda não foi possível por conta de dois pontos: o primeiro diz respeito à folga dos trabalhadores e o segundo ao reajuste salarial para a categoria.

“A proposta que eles haviam construído foi de tirar a folga dos trabalhadores aos domingos e feriados sem pagamento, não avançamos. E queremos ver também ver essa questão do reajuste, como não aceitamos [a proposta da classe patronal] ficou o empasse”, afirmou o secretário. Os comerciários reivindicam reajuste salarial de 3% com relação à inflação.

A entidade promete colocar em prática o movimento paredista se não receber reposta satisfatória sobre as demandas cobradas até a próxima terça-feira, quando trabalhadores do comércio da capital terão assembleia com representantes da classe patronal. “Se na terça-feira não tivermos confirmação de negociação, já na quarta-feira iremos deflagrar o movimento grevista”, adiantou Gilberto.

A solicitação de suspensão da greve foi enviada  ao Sindicato dos Comerciários.

Comente

Pequisar