Frente Parlamentar em Defesa das MPE do Piauí realiza encontro virtual sobre acesso ao crédito

Participaram do encontro, representantes do Sebrae, Banco do Brasil, Caixa, Piauí Fomento, Banco do Nordeste e CRC

Por Redação do Portal AZ,

Com o objetivo de debater estratégias para facilitar o acesso ao crédito para os pequenos negócios e fomentar a economia regional, aconteceu na tarde de hoje (26), um encontro virtual realizado pela Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Piauí.

Na reunião estiveram presentes, os diretores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Júlio César Lima Filho; os deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar: Bessah Sá, Georgiano Neto, Franzé Silva, Dr. Hélio, Severo Eulálio e Ziza Carvalho; o superintendente do Banco do Brasil no Piauí, Fernando Barros; o superintendente regional da Caixa no Piauí, Jonathan Valença; o gerente executivo do Banco do Nordeste no Piauí, Mirócles Junior; o presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, CRC Piauí, Regina Pacheco.

“A reunião foi muito importante para discutirmos as principais ações no que se refere ao acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas. Todos os bancos, a Frente Parlamentar e demais parceiros estão atentos a importância desse tema para que a retomada das atividades econômicas seja efetiva”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, que na oportunidade também destacou ações do Sebrae junto aos pequenos negócios durante a pandemia, em especial no que se refere à orientação para acesso ao crédito.

Entre essas ações estão consultorias online gratuitas, que tem como foco desmistificar a tomada de crédito. A instituição elaborou ainda um material com informações sobre as principais linhas de crédito disponíveis nas instituições financeiras. Esse material pode ser encontrado no portal do Sebrae – www.pi.sebrae.com.br

“A Frente Parlamentar está atenta aos efeitos da pandemia na economia. Nesse momento, estamos debatendo com os deputados, o Sebrae, as instituições financeiras e demais parceiros como podemos nos unir em prol dos pequenos negócios e assim minimizar os efeitos da crise”, destaca o deputado estadual Franzé Silva.

O deputado Georgiano Neto ressaltou que as micro e pequenas empresas são importantes para a geração de emprego e renda. “Os deputados da Frente Parlamentar estão em constante contato com o Sebrae e instituições financeiras para criar ações que facilitem o acesso ao crédito por parte das MPE, que são um setor importante para o desenvolvimento regional”, salientou o deputado.

PALAVRA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E CRC

De acordo com o presidente da Piauí Fomento, Luiz Carlos Everton de Farias, o objetivo da agência é cada vez mais facilitar o crédito para os pequenos negócios. “A Piauí Fomento tem trabalhado com taxas e prazos adequados. Entre nossas principais ações estão a renegociação de financiamentos obtidos anteriormente e disponibilização de crédito para capital de giro”, comenta Farias.

O superintendente regional da Caixa Econômica no Piauí, Jonathan Valença, destacou as principais linhas de crédito da instituição para capital de giro e folha de pagamento, mencionando ainda o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas, Fampe, resultado da parceria do Sebrae e da Caixa.

As duas entidades assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro. A expectativa é disponibilizar até R$ 7,5 bilhões em empréstimos, com o aval do Fampe, que é gerido pelo Sebrae.

O gerente executivo do Banco do Nordeste no Piauí, Mirócles Junior, ressaltou que a instituição lançou linha de crédito emergencial e destacou as principais opções de crédito disponíveis para os pequenos negócios.

Já o superintendente do Banco do Brasil no Piauí, Fernando Barros, destacou a forte presença digital da instituição. “Nosso foco é facilitar e ampliar o atendimento aos pequenos negócios e assim contribuir para a retomada da economia”, declarou.

A presidente do CRC no Piauí, Regina Pacheco, falou que a entidade também tem apoiado as iniciativas em prol da retomada da economia.

Comente

Pequisar