Teresina participa pela primeira vez do Dia Mundial da Criatividade

Evento gratuito reúne diversas atividades para promover a criatividade e inovação na cidade

Por Dominic Ferreira,

Pela primeira vez, a cidade de Teresina participará do Dia Mundial da Criatividade, comemorado em 21 de abril, com uma programação repleta de atividades gratuitas. Durante dois dias de evento, na sexta-feira (19) e no sábado (20) de abril, a capital piauiense sediará diversas experiências, palestras, workshops e oficinas voltadas para profissionais, empreendedores, estudantes e pessoas de todos os campos, destacando-se a área de economia criativa.

Foto: Reprodução/World Creativity DayDia Mundial da Criatividade
Dia Mundial da Criatividade

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 19 de abril, a partir das 16h, no Espaço S do Teresina Shopping, com uma palestra ministrada pelo gerente de Inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo da prefeitura de Teresina (SEMDEC), José Bringel Filho, que lidera o WCD Teresina.

O Dia Mundial da Criatividade no Brasil é organizado pela World Creativity Day e, em 2024, será realizado simultaneamente em 55 municípios brasileiros, com a expectativa de 50 mil participantes em todo o país. Desde 2014, a data faz parte do calendário oficial da ONU.

O objetivo principal do evento é impulsionar o ecossistema de criatividade e inovação das cidades, promovendo aprendizagem, empreendedorismo e colaboração, sempre dentro do contexto do desenvolvimento sustentável.

José Bringel Filho, líder WCD Teresina, destaca a importância do evento para a comunidade criativa de Teresina, ressaltando o grande potencial de crescimento e impacto econômico da cidade. Ele afirma que as atividades do evento abordarão aspectos culturais, emocionais e coletivos, conectando-se com o mundo digital e impondo novos desafios.

O evento conta com o apoio de diversas instituições e empresas locais, como as Startups Originarium e Assamble, o Instituto Ubíqua, o Piauí Original Hub, as comunidades Piauí Indie e Cajuína Valley, além da parceria institucional da Sistema S (SEMDEC/PMT, FIEPI, SENAI, SEBRAE e SENAC).

Os ingressos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do link: World Creativity Day - Teresina

Programação:

Espaço S (19/04) – Teresina Shopping

  • 13:00-14:00h: Credenciamento
  • 14:00-16:00h: Abertura e palestra principal (José Bringel, SEMDEC/PMT)
  • 16:00-17:30h: Oficina 01: Protegendo a criatividade por meio de NFTs (João Pedro, especialista em Criptomoedas)
  • 15:00-18:00h: Oficina 02: Comunidade de jogos independentes do Piauí – Piauí Indie (Ruhan Bello)

Espaço Thech (20/04) – Praça Ocílio Lago (praça dos Skatistas)

  • 8:30-9:00h: Recepção
  • 9:00-10:00h: Oficina 03: Como tornar real a sua criatividade por meio da impressão 3D (Nara, IFMA)
  • 10:00-11:00h: Oficina 04: Escalando a comercialização da criatividade (Anislene e Vânia, Originarium)
  • 11:00-12:00h: Oficina 05: Compostagem: criatividade que transforma (Lígia e Núbia, Ninho do Verde)

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comente

Pequisar