Desembargador manda prender novamente quadrilha flagrada com uma tonelada de cocaína

Investigados foram soltos pelo desembargador José de Ribamar Oliveira

Por Marcelo Gomes,

O desembargador Joaquim Santana, da 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, revogou a decisão do desembargador José Ribamar Oliveira que determinou a soltura de André Luís de Oliveira Cajé Ferreira, Vagner Farabote Leite e Alexandro Vilela de Oliveira, presos pela Polícia Civil com uma tonelada de cocaína e duas aeronaves, em Timon, no dia 10 de dezembro. 

Desembargador manda prender novamente quadrilha flagrada com uma tonelada de cocaína (Foto: Victória Régia/Portal AZ)

Na decisão, o magistrado não considerou nenhuma ilegalidade, abuso de poder ou teratologia patentes a justificar a liminar vindicada e por isso indeferiu o pedido liminar e determinou o cumprimento de mandado de prisão contra os acusados. 

“Ao que tudo indica, o envolvimento dos três autuados crime o tráfico de drogas, bem como o animus associativo estão demonstrados, ao menos nesse momento pelo caderno investigativo, uma vez que os acusados agiam em conjunto, de forma permanente e estável, em vários endereços, sendo encontrado em um destes, uma enorme quantidade de drogas”, declarou o desembargador.

Aeronaves apreendidas na Operação (Foto: Divulgação / SSP-PI)

O desembargador Joaquim Santana considerou também que a “ausência de antecedentes criminais não impede a decretação da prisão preventiva, caso estejam presentes outros requisitos de ordem objetiva e subjetiva que autorizem a decretação da media extrema, notadamente, no caso concreto, em que foi apreendida uma tonelada de cocaína, aeronaves, veículos e outros, que indicam a atuação de "poderosa" organização criminosa, com possibilidade de tráfico de drogas transnacional”, afirmou. 

Entenda o caso

O desembargador José de Ribamar Oliveira, de plantão no dia 26 de dezembro, no Tribunal de Justiça do Piauí, determinou a soltura de André Luís de Oliveira Cajé Ferreira, Vagner Farabote Leite e Alexandro Vilela de Oliveira, presos pela Polícia Civíl com uma tonelada de cocaína e duas aeronaves, em Timon, no dia 10 de dezembro.  

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí (GRECO) apreendeu no dia 10 de dezembro uma tonelada de cocaína, quatro veículos e duas aeronaves em Teresina. A droga, avaliada em cerca de R$ 25 milhões, foi localizada em dois pontos da cidade.

Droga apreendida durante a operação em dezembro de 2019 (Foto: Victória Régia / Portal AZ)

De acordo com informações do secretário de segurança, Fábio Abreu, a polícia efetuou a prisão de sete pessoas, dentre elas, um piauiense nascido no município de São João da Serra.

“Foram presas sete pessoas, três pilotos de aeronaves e os outros integrantes estavam acompanhando para fazer a logística de locação de um sítio na cidade. Alguns presos são de locais diferentes. Alguns são do Pará, outros de Pernambuco e também da Bahia. Nós temos também um piauiense que na verdade morava no Pará, mas que é daqui do estado”, explica o secretário.

André Luís de Oliveira Cajé Ferreira, Alexandre Vagner Ferraz e Renato Solon Gondim Magalhães são pilotos de avião. Já o preso Vagner Farabote Leite pilotava helicóptero e Alexandro Vilela de Oliveira junto com o piauiense João da Cruz Marques dos Prazeres resolviam as locações de lugares para hospedagem.

Matérias relacionadas:

MP volta a pedir prisão de quadrilha flagrada com uma tonelada de cocaína

Desembargador rejeita pedido para revogar liminar que soltou integrantes da quadrilha da cocaína    

Desembargador manda soltar presos com helicóptero e quase uma tonelada de cocaína

Desembargador explica as razões que levaram à soltura de suspeitos presos com cocaína e helicóptero

MP solicita manutenção de prisões de suspeitos flagrados com mais de uma tonelada de cocaína

Comente

Pequisar