Justiça Eleitoral pode manter cassação da prefeita de São Raimundo Nonato

Procurador do TRE ratificou a decisão que cassou a representante das irmãs Castro

Por PortalAZ / André Pessoa,

O Tribunal Regional Eleitoral já começou a se manifestar em segunda instância em relação ao processo da Justiça Eleitoral que, em meados do segundo semestre do ano passado, cassou os direitos políticos e o mandato da prefeita Carmelita de Castro Silva (PP), do município de São Raimundo Nonato, na região sudeste do Piauí. 

Justiça Eleitoral deve manter cassação da Prefeita de São Raimundo Nonato (Foto:Reprodução Redes Sociais)

Na última sexta-feira (31) em seu parecer, o procurador eleitoral Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, manteve a cassação da gestora.
 
Carmelita Castro está no cargo pois a lei eleitoral permite que enquanto uma decisão colegiada em segunda instância não seja definitiva, os acusados podem seguir na vida política. 

O processo que cassou o mandato da prefeita Carmelita  parece bem fundamentado, o que, de certa forma, dificulta manipulações políticas que possam interferir no seu andamento.

A decisão do Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Oliveira, que manteve também o afastamento dos cargos públicos do ex-secretário estadual da Defesa Civil e marido da prefeita, deputado estadual Hélio Isaias (PP), tem peso. O voto representa um revés nas ambições políticas dos Castro. 

Três vereadores do seu núcleo de apoio político, além do atual vice-prefeito Beto Macêdo (PT), também tiveram parecer pela manutenção da cassação.

As irregularidades envolvidas vão da acusação de abuso de poder econômico até a suposta compra de votos. Peritos da Policia Federal, em Brasília, analisaram uma série de documentos do processo, entre eles vídeos e áudios que confirmaram grande parte das denúncias. O caso é sério e com uma farta documentação.
 
A se manter as expectativas em relação aos indícios, a tendência do Tribunal Regional Eleitoral é manter o afastamento da prefeita e seus aliados, o que pode desencadear uma reviravolta no quadro político da região de São Raimundo Nonato, mas não apenas no município, já que o deputado Hélio Isaias tem vários outros políticos aliados na microrregião.

Comente

Pequisar