Advogado denuncia que policiais militares torturaram suspeitos em matagal no Piauí

Comandante da PM nega o ocorrido e explica ação envolvendo os jovens

Por Redação do Portal AZ,

O advogado Humberto Chaves procurou o Portal AZ para denunciar que policiais militares torturaram dois jovens, um deles menor de idade, na cidade de Piripiri, região Norte do Piauí. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (18). A PM negou o ocorrido (veja a nota na íntegra ao final da reportagem). 

Advogado denuncia que policiais militares torturaram suspeitos em matagal no Piauí (Foto: divulgação)

Humberto informou que foi contactado pela família do seu cliente, Carlos Uadran, de 20 anos, que teria sido preso no bairro Invasão. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido com o rapaz. Conforme as informações, os jovens deveriam ter sido acompanhados até o Distrito Policial.

No entanto, quando foi levado para falar com Carlos, verificou uma série de hematomas no corpo. O jovem relatou que teria sido colocado dentro de uma viatura e levado para um matagal, às margens da BR 222, saída para o estado do Ceará.

"Lá eles foram espancados com chute de bota dos PMs, com um cassetete, um pau de madeira que estava dentro da viatura batendo na cabeça dele, inclusive também bateram nele com um osso de boi que estava lá no chão", relatou o advogado.

Hematomas no corpo de um dos jovens em Piripiri (Foto: reprodução)

Ainda segundo o advogado, um dos jovens teriam sido torturados com um saco plástico na cabeça. "Eles ficavam dentro do saco sem respirar, estilo o filme Tropa de Elite, até quando eles desmaiaram, quando desmaiava, os policiais jogavam água na cara deles, batiam pra eles reanimar", disse.  

Humberto Chaves pontuou ainda que o menor de idade é natural de Sobral, no estado do Ceará. O adolescente teria sido o mais torturado e quase morreu durante a suposta tortura. "Ele está em estado de choque, não consegue respirar direito".

O advogado do menor de idade, Ruan Meneses, e Humberto, estão no distrito policial para acompanhar os procedimentos. Até o momento, o delegado informou que não houve tortura.

Policiais possuem condutas violentas em Piripiri, diz advogado

Humberto relatou que práticas violentas por parte da PM acontecem diariamente em Piripiri. Ele destacou que os jovens não possuem acusações de crimes contra eles. O advogado frisou que desde o momento que foi acionado, se deslocou de Teresina à Piripiri, em uma viagem de 180km, e que teria chegado primeiro a delegacia do que os policiais.

"Cheguei em Piripiri e eles não tinham chegado com o preso, sendo que a maior distância do de norte a sul de Piripiri, talvez seja de quilômetros, ou seja, como é que eu me desloquei de Teresina até a delegacia de polícia em Piripiri e os policiais que haviam apreendido ainda chego na delegacia?”, questionou.

O advogado Humberto foi agredido recentemente dentro da delegacia distrital de Piripiri por um sargento da PM pelas denúncias que faz contra supostas arbitrariedades na região. 

Outro lado

O Portal AZ procurou a Polícia Militar de Piripiri para saber do ocorrido. Major Jairo, comandante do 12º BPM, negou o fato e disse que uma mulher, dona de uma residência, havia informado que sua casa estava sendo invadida por dois jovens.

Um adolescente foi abordado como suspeito, relatando que seria de Sobral (CE) e que morava em uma residência de Piripiri. "Ele indicou três locais que morava, mas em nenhum local as pessoas conheciam ele", disse o major Jairo.

A Polícia de Sobral ainda não confirmou a identidade da vítima para a Polícia Militar do Piauí. Jairo afirmou que o menor de idade foi encaminhado para o Conselho Tutelar, que ficará responsável pela sua custódia.

O comandante também negou casos de violência por parte da Polícia Militar de Piripiri em outras abordagens.

Comente

Pequisar