Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados contra servidores do Detran-PI

O esquema criminoso tem relação com servidores do Detran de outros estados

Por Karine Rocha,

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a sexta fase da Operação Hydra de Lerna para cumprir 21 mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra suspeitos de fraudar o Detran-PI. Estima-se que os prejuízos causados estão na ordem de R$ 12 milhões. 

Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados contra servidores do Detran-PI (Foto:Renayra de Sá/Portal AZ)

Segundio do delegado Odilo Sena, as fraudes estão ligadas a  alguns servidores do DETRAN di Piauí e de outros estados. "O esquema tem relação direta com alguns servidores do DETRAN-PI e com um grande e complexo número de criminosos de dentro e fora do Estado do Piauí, totalizando quase uma centena de investigados e envolvendo também praticamente DETRANs de todo o Brasil com prejuízo estimado em quase R$ 1 bilhão", disse a polícia.

Ainda de acordo com o delegado, as investigações foram iniciadas em razão de fraudes em detrimento do DETRAN-PI e de pessoas físicas e jurídicas. Depois do levantamento chegou-se a conclusão que inúmeras documentações relativas ao primeiro emplacamento foram falsificadas com a intenção de se obter o DUT/DUAL, para então aplicar golpes na rede bancária com veículos inexistentes (veículos fakes). 

Odilo Sena informou que o esquema trouxe prejuízo considerável para uma cadeia produtiva, que vai desde a compra do veículo na fábrica até o comprador final, passando pelo DETRAN-PI e pela rede bancária. 

A operação contou com apoio da GRECO, DEPRE, POLINTER, DINT, DECOR, DRCI, DH de Timon (17ª Regional), Regional C. Maior, DICAP, GPE, FEISP e 12ª DP e ainda DINT-PMPI e PRF-PI.

Comente

Pequisar