Bolsonaro envia ao Congresso acordo de cooperação na área de Defesa com EUA

Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pelos congressos do Brasil e dos Estados Unidos

Por Poder 360,

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou o Acordo de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (Acordo RDT&E) para apreciação do Congresso Nacional. O pacto foi firmado entre os governos brasileiro e norte-americano e estabelece parceria entre os 2 países na área da defesa. Para entrar em vigor, o texto precisa ser aprovado pelos congressos do Brasil e dos Estados Unidos.

Bolsonaro envia ao Congresso acordo de cooperação na área de Defesa com EUA (Foto:Alan Santos/PR)

O despacho foi publicado na edição desta 6ª feira (14.ago.2020) no DOU (Diário Oficial da União). A íntegra do acordo está neste link (19 MB).

Entre os setores contemplados estão o de pesquisas, desenvolvimento, testes e avaliação. O texto também estabelece a troca de informações entre Brasil e Estados Unidos. A Secretaria-Geral da Presidência afirmou, em nota, que o “ato fortalece a parceria bilateral na área de Defesa e abre caminho para futuros projetos com a possibilidade de aperfeiçoamento das capacidades militares”.

Brasil e Estados Unidos assinaram o acordo em 8 de março, durante a visita de Bolsonaro ao Comando Militar do Sul, órgão responsável por coordenar as operações militares dos Estados Unidos no Caribe, Centro e América do Sul.

Na altura, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Filipe Martins, disse que o acordo vai permitir que o Brasil tenha acesso a fundos de investimento no setor que totalizam US$ 100 bilhões.

Comente

Pequisar