Dra. Gisele enfrenta disputa por votos em Timon e dentro do MDB
Candidata usa base política da cidade, mas enfrenta nomes com votação consolidada
A candidatura de Dra. Gisele (MDB) à Câmara dos Deputados em 2026 parte de uma base política concentrada em Timon, mas encontra obstáculos tanto no eleitorado local quanto dentro da própria legenda. A candidata é estreante nas urnas e tem ligação política com o grupo liderado pelo prefeito Rafael Leitoa, enquanto o MDB reúne nomes com experiência eleitoral e estruturas próprias de campanha. A relação de candidatos registrada para a disputa inclui Gisele, Cleber Verde, Hildo Rocha, Júnior Lourenço, Iracema Vale, Larissa DP e Vinicius Ferro, entre outros.
A experiência de eleições anteriores mostra que a Prefeitura de Timon já serviu como uma importante base para candidaturas à Câmara, mas também evidencia a necessidade de ampliar a votação para além do município. Em 2002, Luciano Leitoa recebeu 28.948 votos em Timon e 47.432 em todo o Maranhão. Em 2006, Sétimo Waquim teve 31.630 votos na cidade e 75.193 no estado, chegando a 86.399 votos quatro anos depois, sendo 25.963 em Timon. No caso de Gisele, porém, não há pesquisa pública registrada que permita medir previamente a capacidade de transferência de votos do grupo político ligado à prefeitura.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Outro desafio está na disputa pelo eleitorado timonense com candidatos que já possuem histórico de votação no município. Henrique Júnior recebeu 17.107 votos para deputado federal em 2022 e 15.882 na eleição para prefeito de 2024. Juscelino Filho obteve 12.896 votos em Timon e 142.419 no Maranhão na eleição federal de 2022, enquanto Comandante Schnneyder conquistou 34.198 votos para prefeito em 2020 e 9.419 votos para deputado estadual em 2022. Esses resultados anteriores não determinam o desempenho em 2026, mas ajudam a dimensionar a presença eleitoral de nomes já conhecidos pelos eleitores. A própria candidatura de Gisele está registrada pelo MDB para deputado federal, com o número 1523.
Dentro do MDB, a candidatura também está inserida em uma nominata que reúne parlamentares e lideranças com trajetória política. Cleber Verde, Hildo Rocha, Júnior Lourenço e Iracema Vale aparecem entre os candidatos do partido, ao lado de Larissa DP, Vinicius Ferro e outros nomes. Na eleição proporcional, os votos são contabilizados para a legenda e para os candidatos conforme as regras eleitorais, e a conquista de cadeiras depende do desempenho do partido ou federação e da votação individual dos concorrentes que atendam aos requisitos legais. Assim, a candidatura de Gisele envolve três frentes de disputa: ampliar sua votação para além da base municipal, concorrer com nomes já conhecidos em Timon e alcançar uma posição competitiva dentro da própria chapa do MDB.
Fonte: Portal AZ