Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Nova regra começa nesta quinta (10) e aplica princípio da reciprocidade entre países
A partir desta quinta-feira (10), cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisarão novamente de visto para entrar no Brasil. A exigência retoma o princípio da reciprocidade, já que esses países não oferecem isenção para brasileiros.

A decisão foi tomada pelo governo federal em maio de 2023, mas sua implementação foi adiada devido a pressões no Congresso Nacional. O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, será o responsável por aplicar a medida.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde 2019, por decisão do então presidente Jair Bolsonaro, cidadãos desses países estavam isentos de visto, mesmo sem contrapartida. Agora, com a mudança, visitantes que chegarem ao Brasil por via aérea, marítima ou terrestre deverão solicitar o visto por meio da plataforma online eVisa.
A taxa para emissão do visto é de US$ 80,90 (cerca de R$ 479) e o documento permitirá uma permanência de até 90 dias em território brasileiro.
O governo brasileiro continua em negociação com os três países para tentar chegar a um acordo de isenção mútua, como ocorreu com o Japão. O tratado com os japoneses entrou em vigor em setembro de 2023 e garante a isenção de vistos de forma recíproca.
Enquanto isso, no Congresso, tramita um projeto de lei da oposição para suspender a exigência de visto. De autoria do senador Carlos Portilho (PL-RJ) e com relatoria de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o texto ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Brasil