Orquestra de Violões de Teresina mantém clima natalino nos Concertos Matinais

O Concertos Matinais é um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina

Por Redação do Portal AZ,

Neste mês de dezembro, o clima natalino impera no Palácio da Música. E os Concertos Matinais deste domingo (09) ficam por conta da Orquestra de Violões de Teresina, que apresenta um repertório para todas as idades, às 11h da manhã, com entrada franca.

Foto: Divulgação

Em seu repertório, a Orquestra de Violões mescla composições eruditas e populares de vários períodos e estilos: de Stravinsky a Baden Powell, de Bach a Tom Jobim, a maioria tocadas com arranjos próprios e de compositores renomados do meio violonístico, a temas de jogos de vídeo-game como Super Mario World. Além, claro, das clássicas canções natalinas.

A Orquestra de Violões de Teresina nasceu do Projeto Violão na Escola, que consiste em oferecer gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino, aulas de musicalização, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Apreciação Musical e Prática Instrumental do instrumento. Além de fornecer a instrução musical, o Projeto contribui ainda para o desenvolvimento e formação cultural do aluno e para a melhora de seu desempenho escolar por meio da música.

O Projeto teve sua origem em 2007. Atualmente, a coordenação do projeto está a cargo do violonista e professor Ravi Annael, e a regência da Orquestra sob a responsabilidade do violonista e professor Felipe Vilarinho. De forma inédita no nordeste, o “Violão na Escola” utiliza uma prática coletiva de ensino de violão e teoria musical, possibilitando a formação de turmas maiores, abraçando assim o maior número possível de alunos. Atua em escolas da rede pública municipal de Ensino e centros culturais como Palácio da Música, com capacidade para atender aproximadamente 400 alunos. A Orquestra de Violões de Teresina é, na realidade, uma orquestra escola formada pelos alunos que se destacam no projeto e também pelos seus professores.

O Concertos Matinais é um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina. A instituição e o projeto Violão nas Escolas são mantidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Tem como objetivo levar apresentações musicais de qualidade à população gratuitamente. A casa fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro, local onde funcionou o antigo Mercado do Cajueiro.

Comente

Pequisar