Publicidade

No litoral piauiense, atletas disputam Campeonato Estadual de Taekwondo

São esperados mais de 110 atletas com disputa em todas as categorias.

Buscando reintegrar o Piauí no ramo de competições, a Federação Federação Piauiense de Taekowndo Olímpico vai realizar sábado (21) o Campeonato Piauiense de taekwondo. No Piauí existem duas federações e essa competição será realizada pela federação de Parnaíba. Assim, atletas de várias partes do Piauí e estados vizinhos vão se deslocar a Luís Correia para disputa da competição. 

Com isso, a ideia, além de provocar a m0vimentação dos atletas a nível local é fazer com que eles possam competir em competições maiores. Aberta para outros estados, a competição visa também fortalecer os associados e causar o intercâmbio entre atletas.

“Dentro do Piauí nos temos deixado a desejar muito na questão de campeonatos. Então tentamos fazer nosso trabalho aqui como dar. Aqui nos estamos tendo um apoio maior das associações, dos professores para fortalecer cada vez mais. Nós só vamos para frente se tiver união”, comentou Mestre Pedro, presidente da Federação Piauiense de Taekowndo Olímpico. 

Como a federação do litoral é federada a Liga Nacional de Taekwondo, o Campeonato servira também de seletiva para o Campeonato Brasileiro, organizado pela Liga, que acontece entre os dias de 7 a 9 de novembro em Arujá, São Paulo. 

Buscando estimular os atletas e fazer a primeira competição do ano de 2018, a Associação Eric Melo de Taekwondo foi convidada a participar da competição. Assim, embarcaram para disputar o estadual. Mesmo com as dificuldades em se deslocar até o litoral do estado, a associação pretende levar 50 atletas para competir.

Foto: reprodução

Segundo o presidente da associação, Eric Melo, entre os anos de 2015 e 2016 o Piauí teve grande representação no esporte com dezesseis campeões brasileiros nos dois anos, vice-campeão da Copa do Brasil e Brasil Open. Mas com a falta de competições, esses atletas acabaram ficando pelo caminho. No contraste a dificuldades o Campeonato Piauiense deu a muitos uma nova empolgação. Sem competições no estado muitos acabam desistindo de praticar o taekwondo. Com o anuncio do estadual, atletas da associação e outros podem pela primeira vez sentir o peso de uma medalha no pescoço. 

“Os meninos foram desestimulando. Todo dia tem que ser feito um novo discurso para eles não desestimularem. Com o anuncio da competição eles ficaram felizes. Alguns que estavam parados resolveram voltar quando falei da competição. Então assim, nós temos bons alunos, mas trabalham na base do incentivo. Eles querem ser instigados eles querem empolgação para treinar. Quando eu falei da competição os que estavam treinando ficaram mais motivados e estão ansiosos para competição. Já estão pensando aqui em levar pandeiro, tambor, está um clima muito bom. Então essa competição só mostra que somos carentes de competição. Se tivemos mais, certamente teríamos mais atletas praticando e nós como projeto social teríamos um alcance maior do nosso objetivo que é dar oportunidade para os jovens ociosos da sociedade”, afirmou Eric Melo. 

O Campeonato Piauiense de Taekwondo vai contar também com atletas do Maranhão e Ceará. Do Piauí participam as equipes de Luzilândia, Parnaíba, Luís Correia e Teresina. A previsão é que se iniciem as lutas pela manhã com a finalização à noite. 
 

Publicidade