Tribunal de Justiça do Piauí define lista tríplice para vaga de juiz efetivo do TRE

A escolha será feita pelo presidente da República Jair Bolsonaro

Por Adriana Oliveira,

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu nesta segunda-feira (01) a lista tríplice para escolha de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) da categoria-advogados, na qual concorrem ao cargo de Juiz Titular do órgão. 

Os mais votados foram os advogados Leandro Cavalcante Carvalho que obteve 13 votos, Charles Max Pessoa Marques da Rocha e Astrogildo Mendes Assunção Filho tiveram 12 votos, cada. Astrogildo Assunção Filho concorre à recondução ao cargo. 

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí( Foto: TRE-PI) 

Oito advogados se inscreveram para compor a lista tríplice, sendo eles: Leandro Cavalcante Carvalho, Cleiton Aparecido Soares da Cunha, Alessandro dos Santos Soares, Bruno Milton Sousa Batista, Astrogildo Mendes Assunção Filho, Charles Max Pessoa Marques da Rocha, Fábio Leal da Silva Viana e Edvar José dos Santos.

Leandro Cavalcante Carvalho, mais votado entre os advogados ( Foto: divulgação) 

 “O resultado é fruto de muito trabalho, advogo há 12 anos com ênfase na justiça eleitoral e direito público. Isso mostra que o currículo é um diferencial, pois tenho três pós-graduações concluídas e estou concluindo a quarta, tenho mestrado em Ciência política na UFPI e proferi diversas palestras e mini cursos sobre direito eleitoral, além disso, não tenho ligações políticas e muito menos padrinhos ou patente político ou desembargador”, afirma Leandro Cavalcante Carvalho, mais votado entre os advogados. 

Para serem candidatos ao cargo, segundo a portaria, os advogados precisam ter "notável saber jurídico e idoneidade moral, nos termos do art. 120, §1º, inciso III, da Constituição Federal, dentre aqueles que possuem notório saber jurídico, reputação ilibada e no mínimo 10 (dez) anos de prática profissional, preenchidos também os demais requisitos previstos na Resolução TSE-PI nº 23.517/2017, para posterior adoção das providências necessárias, por parte do Colendo Tribunal Superior Eleitoral, quanto à escolha de Membro Efetivo da Egrégia Corte da Justiça Eleitoral do Piauí - Categoria de Advogado". 

A escolhida para ocupar o cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí será feita pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Matéria relacionada 

Tribunal de Justiça divulga edital de inscrição para formação de lista triplice do TRE 

Comente

Pequisar