Regina Sousa irá decretar emergência devido manchas de óleo no Piauí

A governadora em exercício deverá assinar o decreto desta terça-feira

Por Adriana Oliveira,

A governadora em exercício, Regina Sousa, confirmou na tarde desta segunda-feira (18) que irá assinar decreto de situação de emergência em decorrência dos últimos registros de manchas de óleo nas praias do Piauí e também no Delta do Parnaíba. 

Regina Sousa afirmou ainda que só está aguardando a finalização dos dados em relação ao caso para nesta terça-feira (19), assinar o decreto de situação de emergência. 

Governadora em exercício, Regina Sousa( Foto: Lucas Sousa/Portal AZ) 

“Para pedir ao Governo Federal o decreto de situação de emergência precisamos de todos os dados sobre o caso e como ainda não temos esse levantamento completo, estamos aguardando receber todos os dados no fim da tarde desta segunda-feira, nesta terça-feira solicitaremos o decreto”, destaca a governadora em exercício. 

Regina Sousa explicou também que o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, recomendou aos estados atingidos com as manchas de óleo que decretem situação de emergência para que o Governo Federal possa trabalhar enviar recursos financeiros. 

“É uma precaução e uma exigência do Governo Federal, que só poderá ajudar com mais consistência se tiver esse decreto. Os pescadores se enquadram nisso porque eles precisam requerer o Seguro Defeso e para isso eles precisam do decreto. Acreditamos que amanhã será assinado”, ressalta. 

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) identificaram a presença de uma tonelada de óleo que atingiu o Delta do Parnaíba, localizado entre os Estados do Piauí e Maranhão. A informação foi confirmada ao Portal AZ, nesta segunda-feira (18), pelo comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão de fragata Benjamim Dante. 

Capitão de fragata Benjamim Dante( Foto: reprodução Prefeitura de Parnaíba) 

De acordo com capitão Dante, a Marinha do Brasil localizou vestígios de óleos nas Ilhas do Caju, Caiçaras, Canárias, Poldros, nas praias do Pontal e Barra das Melancieiras. O trabalho agora é barrar a chegada das manchas de óleo no rio Parnaíba, que abastece boa parte dos moradores da região do litoral piauiense. 

Manchas de óleo encontradas nas praias do Piauí( Foto: reprodução Semar) 

Praias interditadas

As praias Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal por conta do aparecimento de novas manchas de óleo estão impróprias para o banho. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Semar), foram retirados 1.650 kg de resíduos contaminados com óleo da praia de Pedra do Sal, somente no sábado (16). 

Desde os primeiros aparecimentos das manchas de óleo foram retiradas mais de três toneladas de resíduos contaminados, mas ainda há materiais a serem recolhidos. 

Matérias relacionadas:

Mais de uma tonelada de resíduo de óleo é retirado em apenas um dia em praias do Piauí 

Piauí registra novas manchas de óleo e praia fica imprópria para banho

Manchas de óleo atingem praia no piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Polícia Federal investoga orogem de manchas de óleo encontradas em praias do Nordeste

Manchas de óleo atingem mais de cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambentais

Governo investiga navios que podem ser origem do óleo que atinguiu praias do Piauí

Bolsonaro acredita que óleo encontrado em praias do Nordeste foi despejado criminosamente

Praias atingidas por manchas de óleo podem ser interditadas no Piauí

Procurador do Piauí ingressa com ação contra Governo Federal sobre óleo em praias 

Comente

Pequisar