Líder do governo no Congresso não garante Renda Cidadã no Orçamento 2021

Eduardo Gomes, todavia, acredita que haverá mobilização em torno do debate acerca do programa social

Por Metrópoles,

Olíder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), disse nesta quinta-feira (26/11) que as discussões sobre o programa social Renda Cidadã permanecem, mas não garantem este inclusivo no Orçamento de 2021. O senador, todavia, acredita que haverá mobilização em torno do debate acerca do programa social.

Líder do governo no Congresso não garante Renda Cidadã no Orçamento 2021 (Foto:JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO)

“As discussões permanecem, continuam muito fortes, mas não dá para saber se este instrumento [Renda Cidadã] surge já na aprovação do orçamento ou se é criada uma preparação para um debate em janeiro [de 2021], já que teremos discussão sobre reforma administrativa, reforma tributária e outras matérias importantes”, declarou Gomes, após a cerimônia de lançamento dos Programas CODEX e SUPER BR e 8º Revogaço, no Palácio do Planalto.

Gomes destacou que este é um dos grandes desafios, mas acredita numa mobilização em prol do programa. “A gente nota é que o Congresso vai ser mobilizado para este debate, porque existe a necessidade grande de amparo social e de ambiente para recuperação da economia, como já está acontecendo na questão dos empregos”, acrescentou.

O senador indicou que corte de subsídios é uma das alternativas estudadas para financiar o novo programa, mas a prioridade é a eliminação de despesas. “É um elemento da discussão [corte de subsídios], mas a gente entende que o esforço maior vai ser feito para garantir direitos e cortar outros tipos de despesa. Na minha opinião, a gente não tem ambiente político já definido para saber qual vai ser a estratégia”, ponderou.

Esforço conjunto

Apesar do impasse envolvendo a instalação e a presidência da Comissão Mista de Orçamento, Gomes acredita que, após o segundo turno das eleições 2020 que ocorre neste domingo (29/11), haverá um “esforço conjunto” no Parlamento para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial ainda este ano.

“A prioridade é encerrar o ano organizando 2021. Acho que alguma coisa, em especial a PEC Emergencial, medidas de fortalecimento da pauta econômica, como votamos ontem (25/11) a Lei de Falência, devem ser votadas ainda este ano. O Orçamento corre em paralelo”, disse.

Comente

Pequisar