Políticos e artistas cobram governo por falta de oxigênio em Manaus

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, culpou a “agenda negacionista que muitas lideranças promovem”

Por Poder 360,

Políticos e personalidades públicas reagiram à notícia de que o estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nessa 5ª feira (14.jan.2021).

Políticos e artistas cobram governo por falta de oxigênio em Manaus (Foto:Sérgio Lima/Poder360)

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, culpou a “agenda negacionista que muitas lideranças promovem”.

“A falta de oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com Estados e municípios são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”, escreveu em seu perfil no Twitter.

“Está na hora de todas as forças se unirem para salvar vidas. É fundamental –como defendi em dezembro com outros parlamentares– que o Congresso retome suas atividades na semana que vem.”

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, disse que colocou o “Congresso Nacional à disposição do que for necessário para minorar o sofrimento desses brasileiros”.

“Estive em contato com o presidente Jair Bolsonaro, com o ministro Fernando Azevedo, da Defesa, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e, ainda, com o ministro do STJ, Mauro Campbell, que também é amazonense, para agilizar medidas urgentes de socorro à população.”

O Ministério da Defesa divulgou nota dizendo que o governo e as Forças Armadas “montaram uma operação logística de emergência para garantir socorro ao Amazonas”. Prometeu a entrega de um hospital de campanha na capital amazonense até domingo (17.jan).

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), escreveu em seu perfil no Twitter que “a situação em Manaus é estarrecedora e, de forma cruel, escancara as falhas no combate à covid.19”.

“Mais do que nunca é necessária a atuação de todas as esferas de poder. Meus sentimentos a todos que se encontram em meio a essa verdadeira catástrofe.”

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) declarou: “Pessoas morrendo asfixiadas depois de quase um ano de pandemia. Não há maior prova de incompetência”.

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato a presidente da Câmara, disse que não é momento para disputas políticas. “É impossível não se sensibilizar com o que ocorre em Manaus. A hora é de ação conjunta e não de disputa política. Sejamos mais solidários e responsáveis em nossos posicionamentos”, escreveu.

O deputado Arthur Lira (PP-AL), adversário de Baleia, afirmou que está trabalhando para “superar a crise para diminuir o sofrimento do povo do Amazonas”.

O apresentador Luciano Huck compartilhou uma publicação do humorista Whindersson Nunes, com indicações de como fazer doações para Manaus. “Conte comigo nesta corrente do bem, Whindersson. Vou doar também”, escreveu Huck.

Ele ainda afirmou que “o Ministério da Saúde deveria advertir que negacionismo, incompetência, descoordenação e mentira matam”.

“O Brasil todo sofre com a falta de oxigênio no Amazonas pra tratar os pacientes de covid-19. Desumano. Inaceitável. Cadê o socorro?”

O youtuber Felipe Neto criticou o governo. “E que fique muito claro: isso tudo é culpa do descaso do Estado, do atual governo e do Ministério da Saúde”.

“Planejamento ZERO! Fim do lockdown. Inúmeras festas no fim do ano. Tudo isso era previsto. Todas as pessoas que lutaram contra o lockdown possuem sangue nas mãos.”

Ele explicou que esteve em contato com a cantora Maria Gadu e a jornalista Cristina Tardáguila para viabilizar a compra e entrega de oxigênio.

“Encerro o dia numa tristeza que não conhecia. Estamos diante do desafio supremo de SOBREVIVER. Sobreviver à incompetência e à ignorância. E o único caminho possível é a solidariedade. Uns ajudando os outros. Sem não conseguirmos criar um elo de apoio, ficaremos todos sem ar”, escreveu Cristina Tardáguila.

Eis outras reações:

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e deputada:

“Enquanto Biden anunciou US$ 1,9 trilhão p/ enfrentar a pandemia e suas consequências, garantindo oxigênio p/ os pacientes e p/ a economia dos EUA, no Brasil quem anunciou oxigênio p/ os pacientes foi o governo da Venezuela. Bolsonaro viveu p/ assistir isso! O mundo dá voltas.”

Randolfe Rodrigues (Solidariedade-AMP), senador e líder da oposição no Senado:

“Não temos vacina, falta oxigênio em Manaus, o Sistema de Saúde de Manaus já colapsou, em outros locais do país pode acontecer a mesma coisa. Não há estoque de seringas suficientes p/ atender o Plano de Imunização, estamos em um dos mais graves momentos da história do país.”

Marcelo Adnet, humorista:

“A pressão de diversas autoridades de última hora convocadas para destruir o que restou de nosso chão funcionou! Manaus cancelou seu lockdown e agora está em colapso! Que nossa memória dure ao menos duas semanas para perceber o óbvio: negacionismo mata!”

Comente

Pequisar